terça-feira, 14 de agosto de 2012

O mercado dos políticos.


Diz-se com muita propriedade nas melhores conversas sobre política: - Não adianta prefeito querer comprar voto, pois não daria certo. Porém, com vereadores sim, a compra de votos funcionaria.

Não diria espantoso, pois até eu já acostumei com essa história, mas é, no mínimo, algo a se considerar com essa ideia de compra de voto. Considera-se, primeiro, porque se pode muito bem explicar o descaso dos vereadores municipais com seu município. Segundo que ser vereador perdeu o sentido e, é oportuno perguntar: - Por que o senhor candidato quer ser vereador? A resposta seria no mínimo hilária.

 As eleições estão aí. Com certeza o escambo já está funcionando e se bobear tem até taxas de valorização e desvalorização de candidatos e de votos. Assim, continua-se a usar a maior e única arma do povo apontada para sua própria cabeça.

Ao candidatar-se para vereador, dizem as más línguas, tem-se que ter dinheiro. Dinheiro para caminhar de casa em casa, fazer um turismo nos povoados do município, e claro, dinheiro para ir às compras. Prometer emprego para a família inteira daquele senhor que representa alguma coisa naquela região. A diretoria de uma escola talvez para a filha mais velha. Ou a administração do posto de saúde, recém inaugurado, e que encanta os olhos de quem ali mora. Melhor ainda quando os tijolos são a moeda. Os planos de uma varandinha e um quarto pro filho adolescente já são prioridades. Promessas... Apenas promessas.  

Sem falar nos dias que antecedem a votação. Durante a madrugada precisam assegurar os votos da região e, aventurando-se com capangas armados, visitam de “butuca” os locais estratégicos, e entregam o pagamento para o responsável pela distribuição.

Assim, perde-se a coerência. Mas é a realidade. Para que votar em vereadores? Para que elegê-los? Sabem aquela história que diz: - Quem paga adiantado merece ser enrolado? Pois é, votando em quem lhe paga adiantado, está-se pagando adiantado também, e melhor.

Cuidado ao escolher seu candidato. Escolha certo.

Aí eu lhe pergunto: Seu candidato a vereador já lhe ofereceu alguma coisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário