terça-feira, 21 de agosto de 2012

Estrelas da areia. Achem todos os "Datinhas"!


Esporte, uma força que, assim como a educação, pode tirar jovens sem perspectiva de vida da miséria. Poucos têm a oportunidade de se sobressair entre tantos e se tornar um ícone em meios a outros atletas em uma nação. Poucos possuem o privilégio de nascer em um local que lhe proporciona, naturalmente, condições de estrelar entre os melhores atletas de um país. Se existe a chance, deve-se consumi-la com todas as forças. Tutoia possui um centro de treinamento de Beach Soccer construído pela natureza. Não aproveitar isso é, no mínimo, burrice.

Temos uma prata da casa solta por aí, pelo mundo, mostrando que é bom, que sabe fazer melhor que os outros. Um jogador nascido e criado em Tutoia, corredor nato de nossas areias e o melhor jogador de todo o Maranhão, de todo o Nordeste e, em breve, do Brasil e quem sabe do Mundo. Datinha saiu de nosso sol escaldante e foi jogar na Rússia – sem sol! Trocou nossas areias por neve. E ainda é o melhor. Destaque por onde joga, nosso craque está por aí jogando bola.

O município de Tutoia, com toda sua praia, com todos os seus campos de areias existentes em seus povoados, com todas as suas crianças aprendendo a jogar bola em areias quentes e densas, há alguns anos lidera o campeonato Maranhense de Beach Soccer. Está claro que uma boa safra de jogadores, por um golpe de sorte – pois não foram incentivados, juntos, dominam a competição local. Por isso, metade de nosso time defende grandes clubes nos campeonatos nacionais. Temos matéria-prima.

Uma ação precisa atuar nesse mercado. Uma ação Tutoiense. Precisa-se de uma gestão especial voltada para o esporte. Crianças de até 12 anos precisam ser inseridas em um movimento de massificação de nosso futebol de areia. Precisam de educação, treinamento especializado, investimento, boa alimentação, preparo físico, treinamento tático - também - e mais educação. Com empenho e eficácia essas crianças com certeza colheriam bons frutos quando crescessem. Precisa-se encontrar todos os outros Datinhas que existem aqui.

Um projeto mais arrojado seria para inserir um atleta, ou atletas tutoienses nas Olimpíadas do Rio – curto prazo, ou na próxima, em 2020. Almejar uma medalha, a primeira de nossa terra, caso o Beach Soccer faça parte dos Jogos, como se planeja. Não seria nada simples, mas temos os instrumentos necessários para isso. É só pensar, e claro, trabalhar muito.

A falta de reconhecimento de nossos atletas é preocupante. Nossos líderes nacionais já não correspondem e nossos líderes locais idem. Falta algo: inteligência! Faltam capacidade e vontade para aproveitar oportunidades. E isso é que mais preocupa.

Temos pratas, bronzes e muitos ouros em nossa casa, em nossa terra. Precisa-se de apoio. “- Arregacem as mangas e trabalhem, mudem essa realidade!”

Temos que agradecer aos nossos jogadores e principalmente ao Datinha. Eles nos mostraram um motivo de orgulho em tempos de muitas decepções!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário