A busca por educação de qualidade talvez esteja
seguindo um caminho errado. Gerações de pessoas estão perdendo a oportunidade
de tornarem-se cada vez mais cedo capazes de competir no mercado de trabalho.
Se observarmos em nossa volta facilmente perceberíamos que as coisas não andam
bem. E por quê? Por que faltam compromisso e pessoas capacitadas para trabalhar
com missão de mudar essa situação fazer com que tenhamos um verdadeiro
compromisso com a educação de crianças e adolescentes de nossa cidade.
Um criança de 4 anos já tem toda a capacidade para
aprender ler e escrever. Uma criança de 8 anos já deveria saber ler, escrever,
somar, subtrair, multiplicar e dividir. Uma criança de 12 anos já deveria
possuir professores conhecedores de ciências: Biologia, física e química, para
proporcioná-la o que realmente importa na sua Educação. Mas será que essas crianças sabem
ler e escrever já com 5 anos de idade? Será que nossas crianças com 12 anos
dominam a tabuada e sabem somar ou dividir qualquer tipo de continha? Será que
elas estão sendo estimuladas a escrever, a ler e compreender o que estão lendo?
E será que os professores que têm a obrigação de ensinar essas crianças sabem
fazer tudo isso e ainda ensiná-las?
A carência de Educação de Qualidade existente aqui
no município de Tutoia é alarmante. As escolas não estão cumprindo com a
obrigação que é dedicar-se aos seus alunos. Não é de hoje que isso acontece.
Porém, acha-se que muito já se fez e acredita-se, aqui, que se está no caminho
certo. Mas não.
De acordo com os resultados obtidos no último Ideb
(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) as escolas brasileiras estão
abaixo da média desde quando começou a medir o desenvolvimento das crianças.
Tutoia possui uma nota inferior a quatro, quando a meta é seis, de um total de
dez. No 9º ano o gráfico nem se move a anos. Onde está o lado bom disso tudo? As crianças de nossa cidade não conseguem
atingir uma média aceitável em uma prova. E por qual motivo isso estará
acontecendo?
Acha-se que Tutoia há pouco tempo viveu uma época em
que a educação deu um salto de qualidade. Mas acha-se errado. Diz-se por aí que
em um dos governos anteriores, os professores recebiam em dia (é só obrigação)
e que foram construídas escolas modelos no município e por isso a educação
melhorou. Mentira. Não vai ser meia dúzia de “real” a mais ou a menos que vai
fazer com que crianças aprendam a ler. Não vão ser paredes de tijolos
enfeitadas com lajotas coloridas (as
mesmas que enfeitam um quintal de uma certa casa por ali) que vão dar às crianças dignidade,
conhecimento e capacidade de competir com o resto do país. Não se iludam!
É bem simples entendermos as preocupações
financeiras que se relacionam com a educação de qualidade. As crianças não
votam. Os professores votam. E se os professores estiverem satisfeitos, com o
bolso com meia dúzia de “real”, nada mais importa. Até chamar um gestor ficha
suja para seu lado no palanque vale, se com isso os professores possuírem a
ilusão de terem sido respeitados.
Compromisso com Educação é ter responsabilidades com
os alunos. Trabalhar com Educação é ensinar o que realmente interessa aos
alunos. Trabalhar com Educação é pensar só nos alunos. Nada mais importa, o
resto é secundário. O professor não pode ser o principal ator da educação, mas
sim os estudantes. Se o profissional não for capaz de proporcionar a uma
criança o conhecimento por ela merecido, que é de seu direito, então ele não
serve para a Educação.
Só existe um caminho para encaminhar a Educação de
Tutoia ao sucesso: disponibilizar aos alunos pessoas capacitadas,
compromissadas com a Educação, realmente, de qualidade.
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