sábado, 8 de setembro de 2012

Quem está realmente preocupado com a Educação de Qualidade em Tutoia?



A busca por educação de qualidade talvez esteja seguindo um caminho errado. Gerações de pessoas estão perdendo a oportunidade de tornarem-se cada vez mais cedo capazes de competir no mercado de trabalho. Se observarmos em nossa volta facilmente perceberíamos que as coisas não andam bem. E por quê? Por que faltam compromisso e pessoas capacitadas para trabalhar com missão de mudar essa situação fazer com que tenhamos um verdadeiro compromisso com a educação de crianças e adolescentes de nossa cidade.

Um criança de 4 anos já tem toda a capacidade para aprender ler e escrever. Uma criança de 8 anos já deveria saber ler, escrever, somar, subtrair, multiplicar e dividir. Uma criança de 12 anos já deveria possuir professores conhecedores de ciências: Biologia, física e química, para proporcioná-la o que realmente importa na sua  Educação. Mas será que essas crianças sabem ler e escrever já com 5 anos de idade? Será que nossas crianças com 12 anos dominam a tabuada e sabem somar ou dividir qualquer tipo de continha? Será que elas estão sendo estimuladas a escrever, a ler e compreender o que estão lendo? E será que os professores que têm a obrigação de ensinar essas crianças sabem fazer tudo isso e ainda ensiná-las?

A carência de Educação de Qualidade existente aqui no município de Tutoia é alarmante. As escolas não estão cumprindo com a obrigação que é dedicar-se aos seus alunos. Não é de hoje que isso acontece. Porém, acha-se que muito já se fez e acredita-se, aqui, que se está no caminho certo. Mas não.

De acordo com os resultados obtidos no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) as escolas brasileiras estão abaixo da média desde quando começou a medir o desenvolvimento das crianças. Tutoia possui uma nota inferior a quatro, quando a meta é seis, de um total de dez. No 9º ano o gráfico nem se move a anos. Onde está o lado bom disso tudo? As crianças de nossa cidade não conseguem atingir uma média aceitável em uma prova. E por qual motivo isso estará acontecendo?

Acha-se que Tutoia há pouco tempo viveu uma época em que a educação deu um salto de qualidade. Mas acha-se errado. Diz-se por aí que em um dos governos anteriores, os professores recebiam em dia (é só obrigação) e que foram construídas escolas modelos no município e por isso a educação melhorou. Mentira. Não vai ser meia dúzia de “real” a mais ou a menos que vai fazer com que crianças aprendam a ler. Não vão ser paredes de tijolos enfeitadas com lajotas coloridas (as mesmas que enfeitam um quintal de uma certa casa por ali) que vão dar às crianças dignidade, conhecimento e capacidade de competir com o resto do país. Não se iludam!

É bem simples entendermos as preocupações financeiras que se relacionam com a educação de qualidade. As crianças não votam. Os professores votam. E se os professores estiverem satisfeitos, com o bolso com meia dúzia de “real”, nada mais importa. Até chamar um gestor ficha suja para seu lado no palanque vale, se com isso os professores possuírem a ilusão de terem sido respeitados.

Compromisso com Educação é ter responsabilidades com os alunos. Trabalhar com Educação é ensinar o que realmente interessa aos alunos. Trabalhar com Educação é pensar só nos alunos. Nada mais importa, o resto é secundário. O professor não pode ser o principal ator da educação, mas sim os estudantes. Se o profissional não for capaz de proporcionar a uma criança o conhecimento por ela merecido, que é de seu direito, então ele não serve para a Educação.

Só existe um caminho para encaminhar a Educação de Tutoia ao sucesso: disponibilizar aos alunos pessoas capacitadas, compromissadas com a Educação, realmente, de qualidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário