quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Circunferências e o 8º ano do IEMMa, uma boa relação.





Por mais de um ano o blog de Matemática do professor Jota está inativo. Peço desculpas meus amigos. O professor de vocês não conseguiu admisnistrar seu tempo para que sobrasse um pouquinho para o blog. Mas vou postar aqui no “Fala aí Jota! Fala aí Zé João!” mesmo.
Para matar a saudade irei falar e mostrar um pouco do trabalho realizado com os alunos do 8º Ano. E lá estamos vendo em sala de aula Circunferências, última parte do  8º capítulo, Quadriláteros e Circunferências. E tudo está caminhando como o planejado.
Esses alunos do oitavo ano, desde o sexto ano, já veem tendo noções de geometria graças à disciplina de Desenho Geométrico. O que facilita o trabalho nas aulas de Matemática. Por isso nossos alunos estão obtendo sucesso.
É comum que alunos, em qualquer lugar, passem pelas séries em suas escolas sem ter a oportunidade de estudar todos os assuntos que lhe são importantes. Em qualquer disciplina isso causa um prejuízo incalculável à vida do estudante. O Ensino Médio, quando bem ministrado, cobra todos esses conhecimentos fundamentais e, caso não os tenham, o aluno  perderá tempo e oportunidades.
No IEMMa os professores possuem o cuidado de ensinar, da melhor maneira aos alunos, tudo o que a série exige, pois é o que se deve fazer. E assim acontece em minhas aulas de Matemática. Os alunos treinam muito, se exercitam muito, repetem os fundamentos inúmeras vezes e, ainda assim, precisam ter as aulas, já planejadas, todas muito bem ensinadas. Inclusive as que, em muitas escolas, não são vistas no tempo certo.
Meus alunos, como os do 8º ano, são diariamente postos a pensar. Desafiados com problemas que os fazem raciocinar. Eles já dominam a tabuada, as quatro operações, operam frações e números decimais com facilidade. Já conhecem bem a álgebra, os sistemas de equações, passaram com muito sucesso por produtos notáveis. O que para alguns pode parecer apenas obrigação, em nossa realidade é também um privilégio.
Meus alunos já foram avaliados durante todo o ano pelo que já viram e, amanhã, serão desafiados a demonstrar que entendem as relações entre Ângulos Centrais e Inscritos na Circunferência e Ângulos de Segmentos. Na prova de amanhã, além de saberem a relação eles terão que demonstrá-las em cada questão. E provarem que suas respostas, justificando-as, baseadas no conteúdo, estão corretas.
Foram muitas aulas, muitos exercícios, alguns vídeos e  relatórios. Chegou a hora da verdade, oitavo  ano. Provem que sabem e que são bons. Até amanhã! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário