terça-feira, 11 de setembro de 2012

III ExpoIEMMa, História de sucesso. Ciências, Geografia e Português também.



Durante pouco mais de dois meses o Instituto Educacional Maria Madalena produziu o III ExpoIEMMa. Diariamente tudo foi pensado, planejado e executado com muito desejo de sucesso. Banners, experimentos, logística, visitas e claro, os projetos e pesquisas explanados pelos alunos IEMMa.

A cada trabalho exposto nas paredes da escola existia uma história de construção. Meninos e meninas descobriam detalhes importantes de uma exposição e ao mesmo tempo montavam toda a sua performance de oradores mirins. Todos os dias de preparação, estudos, anotações e mais estudos estariam concentrados em um só momento: a apresentação do meu trabalho ao visitante.

Os mini-palestrantes se mostraram preparados. Os ouvintes os elogiaram muito. Todas as palestras tinham cunho científico e estavam bastante organizadas. Os alunos estudaram, conheceram, treinaram e produziram. Com as orientações rígidas de seus professores, eles obtiveram resultados muito positivos.

O Projeto de Iniciação Científica para Ensino Fundamental – PIC_EF, único na região, está se mostrando grandioso, apesar de se apresentar apenas em seu primeiro ano. Com o apoio de um mini-laboratório biológico os estudos de Ciências estão se mostrando essenciais. As pesquisas de campo de História, de Português e Geografia, acompanhadas de materiais também de origens científicas, artigos já publicados, por exemplo, também fizeram a diferença.

O III ExpoIEMMa foi mais que um evento de sucesso. Foi a comprovação da eficácia como resultado de uma atuação exemplar de profissionais eficientes e voltados a ensinar de verdade.   Do 1º ao 8º ano, os alunos mostraram-se mais capazes do que muitos educadores de carteirinhas acreditam que sejam.

Dar a uma criança a oportunidade de ter contato com o conhecimento é o que faz a diferença. Quando estudantes possuem professores incapazes de obter conhecimento e, portanto, impróprios para a função de docência, são prejudicados e privados de seguir o caminho do sucesso. Por isso, no IEMMa, primeiro os professores estudam muito e, só depois, capacitados, repassam aos alunos o que eles merecem aprender. É só isso? Não. A receita é mais compacta ainda. O núcleo é onde a maior energia está concentrada. E não se chega ao centro com tanta facilidade.

O III ExpoIEMMa fará com que muitos acordem e enxerguem que o limite está mais além. Fará também com que professores percebam em seus alunos toda a capacidade guardada que eles possuem e que estão prontas para serem utilizadas. Cada aluno tem sua fome de conhecimento. Cada professor precisa de conhecimento para descobrir isso. Juntos o sucesso estará garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário