quinta-feira, 10 de maio de 2012

Amor de Mãe / Parte 3


Minha mãe, minha patroa...
A hora de dormir lá em casa sempre era muito levada a sério. Nem eu nem minhas irmãs dormíamos tarde em nenhuma situação. Cedinho tínhamos que acordar para irmos para escola e precisávamos estar dispostos logo pela manhã. Lembro-me ainda de como era nossa rotina. Entre novelas, jornal e um delicioso café com pão – também tinha uma sopinha muito boa – tudo era preparado para a hora de dormir.

Já no fim da tarde, recordo-me, depois de meu pai fechar o comércio, começava a me preparar para tomar um cafezinho com pão com manteiga. Aquele pão quentinho era sagrado naquela hora, assim como o café com leite. Eu tinha de cinco para seis anos e gostava muito daquele início de noite. Normalmente as tarefas da escola, naquele horário, já estavam terminadas. Quando não, terminávamos depois da janta. 

Certo dia, depois do fim da tarde, eu fui com muita fome aos pães, literalmente. Queria porque queria, comer mais de um pão e arrumei uma pequena confusão. Não me lembro bem se foi com a Gisa ou com a Gabi, mas sei que a discussão entre irmãos tava esquentando. - Eu quero comer mais um pão! Eu dizia. E se eu não me engano, o pão já tinha dono. Mamãe, ouvindo – suportando – aquilo tudo tomou um decisão: - Menino, tu queres pão? Pois tá aqui! Come esses pães todos. Come e não reclama! A sacola tinha uns seis pães. Eu até gostei no começo, mas depois do primeiro pão já não descia mais nenhum. Mas eu tinha que tentar, ou apanhava!

Teimoso, porém admiti que estivesse errado. Eu mal comia um pão todo – naquela época! - não ia ser dessa vez que eu iria comer mais que isso. Era só birra! E claro que minha mãe sabia, ela me conhecia. Mãe é mãe! Depois me mandou para o banho. E quando deu o horário de deitar – quando terminava o jornal – tinha que ir para cama, com sono ou não. 

É bom lembrar o perfume de minha mãe antes de dormir. A benção que eu recebia (e ainda recebo!). O beijo de boa noite e o conselho de uma boa reza. A farda da escola já dobrada no sofá, a mochila prontinha para a aula do dia seguinte. Tudo muito organizado. Minha mãe não falha!
Minha mãe, minha patroa...


Nenhum comentário:

Postar um comentário