sábado, 15 de março de 2014

Ilusão - ... com palavras!!


Enfrentar problemas com palavras é a maior das derrotas. Tentar diminuir um mal, resolver desafios, solucionar incógnitas da vida apenas falando ou apenas com pensamentos é o mesmo que ludibriar-se. O que há de mais desonesto do que enganar a você mesmo? 

O uso de drogas: cigarros, álcool, telenovelas..., é visto por muitos como uma fuga para encobrir os problemas diários. O esquecimento do que anda afligindo as pessoas virou solução para não solucionar ou simplesmente reconhecer o está acontecendo com você mesmo. Qual a diferença entre enganar-se com palavras ou com algo químico? A saúde mental anda inutilizando cada vez mais pessoas. E enganarem-se com frases, pensamentos, clichês, idéias, acarretaria mais em angústia crônica do que realmente em algo bom. 

- O que aconteceria com um acúmulo de problemas em suas vidas? O perigo dessa bola de neve não se resume a quem a cria, mas acaba enfraquecendo estruturas de quem as rodeia. A correria e superficialidade nas vidas das pessoas andam exigindo cada vez mais soluções rápidas ou, apenas, algo que as façam esquecer ou tentar resolver depois.  É como um vírus. 

Aprender a aceitar os problemas da vida é o mesmo que aprender e aceitar a individualidade natural de cada um.  Não é demais ressaltar que a massa de pessoas inseridas nesse mundo já não é ela mesma há muito tempo. Conhecer-se ou reconhecer-se, hoje, talvez seja tão difícil quanto se desintoxicar ou trabalhar para o controle ou extinção de um vício. Pois vivemos um vício. O vício do costume, do que já foi imposto. E assim vamos desgarrando do que mais nos fortifica: - Nós mesmos!

Em um número bem pequeno, bem pequeno mesmo, existem aqueles que não são como a massa. Que apesar de não desgarrar de todos os costumes pré estabelecidos busca incansavelmente reconhecer-se nesse mundo de viciados.  Essas pessoas têm dificuldade de relacionamento, de conviver, de simplesmente ouvir. Falar não é necessário, expressar-se tampouco. Quem as entenderiam? São tidos como egoístas por não demonstrarem interesses pelo problema alheio. Pudera, como escutar alguém que encontra todas as desculpas, mas não encara o que terá de resolver com honestidade? 

Preocupar-se só com você mesmo está longe de caracterizar o tal egoísmo (egoísmo mistificado). O que o caracteriza, e com força, são as atitudes da maioria com o outro, fazendo-o acreditar que palavras irão livrá-lo do problema. E para quê? Para se livrarem também. Como não se conhecem e não são capazes de resolver seus problemas, não querem quem está próximo com problemas. Por isso os enganam, assim como fazem consigo mesmo.    

Quando não se preocupa com o problema alheio, é porque o problema é alheio. E só sente isso quem é capaz de resolver os seus próprios. As palavras, idéias, frases já construídas, jamais darão soluções para algo real. E se não nos conhecemos é porque não somos reais.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário