quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Querer não é poder! – Ou, Aceitem o fato de o Brasil ainda permanecer no século retrasado.


Já há alguns anos ouvimos falar em certa “aprovação de governo”, o que acarreta a uma popularidade invejável de alguns políticos. Fala-se em ex-presidente, atuais governadores, deputados e até prefeitos da redondeza. Mas nunca na história desse país ouvimos falar em uma aprovação tão alta como a da atual presidente Dilma. O que já era confuso ficou mais ainda para alguns brasileiros mais preocupados com detalhes e menos com paixões. Olhem para os lados, vejam o que os rodeia e se perguntem: O que leva os brasileiros a se acharem satisfeitos sem terem motivos, ou quase não terem, para isso? Será a aparente notícia de o país ser a 6º maior economia do mundo? Ou todas as propagandas do governo federal feitas em todos os canais de televisão com a intenção de ludibriar a opinião das pessoas?
Péssima formação de professores e, conseqüentemente uma horrenda educação oferecida pelo governo; Infraestrutura de qualidade mínima: estradas esburacadas; grandes cidades entupidas por não possuírem um trabalho de urbanização adequado; aeroportos sem condições de receber um número alto de gente; Cidades que, em pleno século XXI (século vinte e um – para quem não sabe.) ainda não possuem sistema de esgoto e o pior, sem água encanada, muito menos tratada (a maioria da população dessas cidades ainda não sabe nem se isso é necessário); E enquanto em algumas cidades a falta de água é um problema, em outras a população morre afogada em pleno centro. Ainda existe o fato de que o país que se diz democrático é chefiado por inúmeros tiranos disfarçados de “companheiros do povo”, logo por serem escolhidos pelo próprio povo (sabidos são aqueles que sabem escolher). Bom, uma pequena lista de motivos para não crer que o Brasil é um país merecedor do título de um país rico é o suficiente para deixar vocês, nacionalistas ufanos, com raiva. Mas não se precipitem, tem muito mais.
Um dos maiores orgulhos da maioria dos brasileiros hoje, uns por receberem muito bem notícias que os enganam e outros pelo simples fato de se sentirem mais gente quando acreditam em algo ilusório, só por conta de sua autoestima e de seu conforto, é a conquista do lugar de sexta maior economia do mundo, ainda mais por estar na frente da Inglaterra. O que não se sabe, nem se ouve em comentários desses brasileiros é o fato de que para eles atingirem o nível de vida dos ingleses, seria necessário um crescimento acima do de hoje, de nossa economia, e ainda esperar 40 anos. Portanto, é de extrema necessidade que se caia na real e aceite o fato de que só se acredita nesses contos de fada por motivos de satisfações individuais. Orgulho de ser brasileiro? Difícil crer que quem vive acreditando em ladainha possa ostentar indícios de possuir orgulho. De ser brasileiro sim, isso é óbvio, mas de ter orgulho? Não, isso não!    
Querer por força fazer de uma idéia realidade não é possível. Querer não é poder! Ser otimista demais furta da consciência o motivo pelo qual nos diferenciamos dos outros animais: o raciocínio.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário