Nenhuma conquista, material ou espiritual, permanece de pé quando não está ordenada ao seu fim último, que é Deus.
Durante séculos, essa verdade foi quase evidente dentro da visão cristã do mundo, porém, hoje, ela causa estranhamento, resistência e até rejeição não apenas por divergência religiosa, mas acontece porque a própria cultura perdeu a noção de fim último.
Quando qualquer direção parece suficiente, toda conquista se torna frágil, porque deixa de estar ligada ao que é eterno e passa a depender apenas do que é passageiro.
Na tradição filosófica clássica, assumida e elevada pelo cristianismo, toda realidade possui uma finalidade, nada existe por acaso, nada encontra sentido pleno em si mesmo. Santo Agostinho resumiu isso de forma louvável: "o coração humano permanece inquieto enquanto não repousa em Deus". Ou seja, o ser humano não se basta, especiamente, já que seu coração foi feito para algo maior que ele. Assim, ainda que não repouse ou aquiete, se souber qual vazio quer preencher saberá o que busca, e portanto O buscará pelos caminhos certos.
Quando Deus deixa de ser reconhecido como fim último, não desaparece apenas uma crença religiosa, desaparece o eixo que ordenava e sustentava todas as outras coisas: O trabalho perde o sentido de serviço e torna-se apenas produção ou reprodução; A política deixa de buscar o bem comum e passa a disputar poder; A liberdade deixa de ser caminho para o bem e reduz-se a simples eescolhal; A arte deixa de apontrar para o Belo e passa a contentar-se com borrões; A felicidade encolhe até virar conforto momentâneo, prazer rápido e fácil.
Entretanto, nada disso acontece de uma vez:
- Primeiro perde-se o centro. Como? Minando as hierarquias mais íntimas. Depois perde-se a forma desestruturando aquilo que protege a hierarquia. Por fim, perde-se o sentido, tirando do ser a capacidade de sacrifício por algo maior que ele.
É nesse vazio que surgem as grandes dicotomias ideológicas. A oposição entre direita e esquerda, tão dominante atualmente, muitas vezes é apenas sintoma de algo mais profundo. Cada lado tenta oferecer (sem poder), dentro dos limites do mundo, aquilo que só poderia vir de Deus: segurança absoluta, justiça perfeita, prosperidade definitiva, identidade total.
Mas quando realidades relativas tentam ocupar o lugar do absoluto, tornam-se inevitavelmente conflituosas e insuficientes. Nenhuma estrutura política consegue sustentar o peso de uma promessa que é, no fundo, transcendente e esse insucesso gera transtornos, histeria e uma busca autoritária pelo prazer imediato contaminando todas as outras instituições.
Como acontece quando religiões viram ideologia, quando espiritualidades abandonam a verdade objetiva ou quando mitologias modernas prometem uma salvação puramente histórica. Sempre que o homem desloca o fim último de Deus para qualquer realidade criada, a consequência é a mesma: desordem interior seguida de desordem social.
Há uma lei silenciosa nisso tudo:
o desordenamento nunca começa fora.
Ele começa dentro.
Quando a alma perde sua orientação para Deus, tenta reorganizar-se com substitutos: poder, prazer, reconhecimento, pertencimento ideológico. Esses substitutos podem até gerar conquistas reais, mas não conseguem sustentá-las, porque só permanece aquilo que participa do eterno.
Por isso, a questão decisiva não é escolher entre polos sociais ou sistemas humanos, mas restaurar a ordem do coração e aqui mora a mais importante obediência: Quando o corpo é submisso a alma.
Quando Deus volta a ser o fim último, tudo encontra novamente seu lugar: o trabalho recupera a dignidade, a política reencontra limites, a liberdade ganha direção e as conquistas alcançam estabilidade.
Isso não elimina os conflitos da história, mas impede que se tornem absolutos. Um mundo sem Deus transforma divergências em guerras de sentido; um mundo ordenado a Deus permite discordâncias sem perder a verdade fundamental da existência.
No fundo, a crise contemporânea não é apenas moral, política ou cultural. É uma crise de finalidade. Perdemos a pergunta mais importante:
- Para quê existimos?
Enquanto essa pergunta não for recolocada, toda conquista será instável, toda vitória provisória e todo projeto humano insuficiente, mas quando o fim último é novamente reconhecido, tudo começa a se reordenar em silêncio.
Então compreendemos algo simples e decisivo:
não é Deus que precisa caber dentro das nossas conquistas, são as nossas conquistas que só permanecem quando cabem dentro de Deus.
Observe em você: Já conquistou muito, já passou e venceu várias batalhas, tem até mais do que sonhou, mas ainda está inquieto(a), parece sempre querer mais. Mas somente Deus preencherá e Ele já está dentro enquanto tu estás fora.

Nenhum comentário:
Postar um comentário