sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Tem que ter tranqüilidade. Seja um gato!


Ao chegar ao serviço, pela manhã, uma de minhas colegas de trabalho observou e, espantada, me avisou que havia uma pata de gato pendurada na frente do meu carro. Assustador! Nem tanto... Observei os fatos: a firmação sobre a existência do membro de um felino era verdadeira, e o membro era o dianteiro direito. Logo me passou pela cabeça que ao sair de casa não prestei atenção se tinha alguma forma de vida estranha pelas redondezas e um acidente havia acontecido: Assassinei um gatinho! Todos ficaram chocados, abismados: Meu Deus, que coisa horrível! E eu, pensativo, procurei logo razões para o acontecido.
Surpresa! A pata do gato havia sumido. Sobrenatural? Não! O danado estava vivo, meio lento, mas vivo. Só estava meio cansado, sonolento, a noite passada devia ter sido uma farra. Alívio, a vida estava salva: uma das sete. Mas então decidi tirar o gato do meu carro, agora em meio aos risos. Abri o capô do carro, dei a partida, e nada do gatinho sair. Dei umas batidinhas, fiz barulho e nada. Olhei com mais atenção para o motor e percebi uns olhinhos azuis me encarando: era ele! Tranquilo, seguro e decidido a não abandonar seu leito, quente e aconchegante, o gato nem se mexeu. Tentei mais vezes, agora com o cabo da vassoura, algumas pessoas tentaram me ajudar e nada. Até que desisti, pois precisava trabalhar. E com a hipnose da rotina, esqueci do felino e fui para casa com a família.
Até agora estou refletindo sobre a tranqüilidade do gato. Ele, um filhote, me pareceu muito seguro do que estava fazendo: ele sabia que se ficasse ali, quietinho, ele voltaria para sua casa, nossa casa, minha casa. O danado já deve ter feito essa viagem mais vezes. Acho que para fugir da rotina, o animal busca o sossego do dia em um lugar só dele: típico dos gatos.
Para ser sincero, eu o invejei um pouco. Queria ter essa autonomia, essa coragem, essa tranqüilidade. Creio que esse é o segredo de uma boa vida.
 Fazia tempo que um gatinho não me dava uma lição de vida. Intrigante.

Ao chegar em casa, ao colocar o carro na garagem, a surpresa: O gato saiu do carro com um pouco de pressa e procurou logo saber se seu almoço já estava servido. Sabido mesmo né? Ele já tinha tudo planejado!

Um comentário: