terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Pobre vive melhor?

“- O Pobre vive melhor?”
Já tem casa de tijolos, que antes não tinha, já tem uma moto, que antes era improvável, já tem um salário todo mês, sem precisar trabalhar... Entre essas e outras coisas, eis uns dos principais motivos da grande vitória de petistas e aliados aqui em minha cidade, Tutoia – MA e em todo Nordeste, creio eu. Os eleitores aqui atribuem ao Lulla uns e outros pedaços de paredes remendados, uma imensidão de tv´s e antenas parabólicas, a facilidade de conseguir um empréstimo para aposentados... E dizem: - O Pobre agora vive melhor!
Levando em consideração que aqui em Tutoia todos os dias são vistas centenas e centenas de pessoas penduradas em paus-de-arara(Toyotas Bandeirantes adaptadas), ou sendo castigadas em filas desumanas nas portas de bancos, correios e lotéricas; jovens morrendo frequentemente em acidentes de motocicletas por falta de atendimento preparado no hospital; escolas públicas funcionando com 4 meses de atraso e com metade das disciplinas necessárias; pescador que vai ao trabalho pescar poucos peixes e ainda ter que concorrer com vendedores que trazem peixes de outros Estados; cidadãos que para beber água potável tem que pagar para alguém levar a sua casa pois água encanada parece fantasia, conto de fadas se contar para algumas crianças; crianças essas que mal sabem o que são chinelos ou escova de dentes, pois logo entre os 7 e 10 anos, os dentes caem ou se estragam; crianças que permanecem ao longo do ensino fundamental em suas escolas sem saber ler ou somar, seguindo assim até o ensino médio se ninguém chamar atenção; crianças e adolescentes que merendam suco de pacote com biscoito “cream cracker” em sua escola.
Mas quem liga? Para compensar esses “detalhes” as famílias agora têm sua televisão, têm sua moto na garagem, bebem três vezes por semana um refrigerante gelado no almoço, e no fim de semana(ou todos os dias) consomem suas cervejas ou pingas. Os adolescentes têm a internet em qualquer esquina para se apoderar de sites quaisquer, sem limites. Estão todos os dias na escola, pois não devem faltar e dizem em voz bem alta: - Eu só venho porque minha mãe obriga professor! Claro, a mãe ou o pai não querem perder os benefícios. O aprendizado que se dane!
Gostaria muito de saber de que Pobreza essas pessoas falam. Gostaria de saber também se essas pessoas têm noção do que seja Pobreza. Ou se estão criando uma nova categoria de Pobreza. A Pobreza melhor! Se conseguem enxergar o resultado de certas esmolas em longo prazo. Qual a melhor arma contra a pobreza, (pouco) dinheiro vivo ou (total) educação de qualidade? E esse Pobre, não deixa de ser Pobre?
Lembrando que moro no Maranhão. O Maranhão que já teve um presidente da República como representante e agora presidente do Senado, tendo seus filhos eleitos novamente no Estado. O Maranhão que é um dos que mais deu voto ao Lulla e agora a sua candidata, 70% no eleitorado maranhense, reelegendo também a Governadora no 1º turno. O Maranhão, um Estado POBRE! Sempre presente na lanterna comparado com todos os outros. E o Maranhão, vive melhor? ...
Só para terminar vou citar um comentário feito pela ajudante da casa de minha mãe e de minha irmã. Ouvi em uma conversa na segunda-feira logo pela manhã após a eleição. Ela disse:
“- Eu construí minha casa foi com o meu trabalho, não foi o Lulla que me deu nada. Eu conquistei!”



Um comentário: