domingo, 17 de outubro de 2010

Extraofical - Aula só até novembro. - Assim é mais barato!

Recebi a notícia (extraoficial): - As escolas municipais de Tutoia-MA só vão funcionar até novembro. Alguma novidade? Alguma coisa errada?
Onde eu estudo (UFMA) tenho alguns professores (Um bando de bobalhões que eu ouço esbravejar um monte de asneiras sobre comunismo, com exceções!) que dizem que o PROFESSOR deve estar preparado para tudo, deve ser calmo; precisa trabalhar focando no aluno acima de qualquer coisa; precisa decifrar através do olhar, se o aluno está triste, com fome ou com algum outro problema. Parece-me contos de fadas (aliás, como brasileiro gosta de um conto de fadas!), o PROFESSOR é o Super-Herói que salva todas as criancinhas (e como o brasileiro gosta de heróis!). Se não há recursos, tem de improvisar, virar sucateiro, artista, artesão! Fora os inúmeros blás-blás-blás sobre provas e recuperações! Para não dizer que é culpado, o professor é sempre o responsável pelos fracassos do aluno. Entretanto se há sucesso, é mérito só do aluno, das metodologias etc.
Pois é, toda essa cartilha é passada para alunos de Licenciaturas em todas as Universidades Federais, eu creio. E aí?
Em 45min de aula o PROFESSOR tem sorrir o tempo todo; diagnosticar a saúde física e mental dos ouvintes (todos, um por um); ter cuidado pra não excluir ninguém (como excluir quem nunca foi incluso?); impor respeito devido (respeito? autoridade?), pois colocaram nas cabeças dos estudantes que professor não pode ser mais temido e a relação tem que ser de amizade; Aluno = Professor Professor = Pai, Mãe, Psicólogo, Médico, Antropólogo, Agrônomo, Fada, Bem 10! , ABSURDO!
Até fazer tudo isso sobram 15 míseros minutos para expor um conteúdo. Exercício? Se passam, são tiranos; se cobram é castigo! Só se estuda por alguma moeda de troca: “- Professor vai valer quantos pontos?” Pergunta o “interessado estudante”.
Sim, existe a dificuldade com o aprendizado e com a assimilação, mas isso nós professores podemos dar um jeito, esforçamos-nos mais, trabalhamos mais! O que não podemos fazer é competir com essa desmoralização de nossa profissão! Alguns dizem: “-Ser professor é um sacerdócio!” Que nada, a docência é uma profissão! (desprofissionalizada!)
A mais nova de Tutoia (nenhuma surpresa) é que as escolas do município encerrarão as aulas antes do tempo. Já era quase impossível dar o conteúdo essencial de cada ano ao aluno, agora então!  Deprimente! Todos os anos as aulas começam atrasadas e em 2010, não foi diferente. Nenhuma pressa para começar e toda a pressa para acabar! Tudo por que sai mais barato. Se o dinheiro da educação ou da saúde não sobra, a MÁQUINA não funciona!

Um comentário:

  1. É né... Mais o povo acha isso super normal ¬¬' E alguns alunos até adoram. É assim que cada vez mais a educação melhora! asuhausauhsuas...

    ResponderExcluir