quinta-feira, 12 de julho de 2012

Não tenha medo de gostar de dinheiro. “– Ele é bom!"



Sou um defensor do valor (não o valor financeiro) do dinheiro. Gosto muito de dinheiro, é lógico, pois sem ele não se consegue viver bem. Precisa-se de dinheiro para tudo: educação, saúde e lazer – e os supérfluos. Por isso todos vivem assim, com a preocupação eterna de ganhá-lo, acumulá-lo e administrá-lo, para, enfim, poder gastá-lo como quiser.

Desde muito novo cresci ouvindo que dinheiro é coisa séria e não podia ser desperdiçado. Mas também, ouvi coisas do tipo: dinheiro não é tudo; quem gosta de dinheiro é mercenário, miserável (não sabem o que significa), dentre outras coisas do “mal”. Daí eu pensava: Todo mundo só pensa em dinheiro. Todos querem o seu próprio dinheiro, trabalham para isso, brigam por isso e, no entanto, dizem que não gostam. Interessante! Dinheiro não é tudo, mas não se vive sem. Difícil de entender? Não! Difícil de aceitar.

O problema está na cabeça, ou no que colocam nas cabeças das pessoas. Ao invés de ensinarem às crianças que trabalhar é bom, que produzir riqueza faz bem, que com disciplina você conseguirá se sobressair dos demais, ensinam o contrário. Dizem aos jovens que eles não precisam se preocupar com isso. Que tudo isso é dever de outras pessoas. E o pior é que quem tem ou faz mais que os outros é, ignorantemente, chamado de elite.

O dinheiro tem mais valor do que os apedeutas pensam. Essa ferramenta serve também para ensinar ao homem que não se vive sem disciplina, que sacrifícios são necessários e que viver sem limites é perigoso demais. Isso assegura a evolução humana, promove crescimento e atividade, ação e não a preguiça, o comodismo.

Dinheiro faz bem demais. Não torna ninguém pior. E se o dinheiro não agrada alguém, aconselho esse alguém a fazer uma coisa: primeiro, confirme o quanto de dinheiro você ganha. Segundo, confira o quanto você gasta. Pronto! Agora observe a diferença entre o primeiro e o segundo. Se o resultado for negativo, está aí a razão de seus problemas. Mas se der positivo, e com sobra, tenho certeza que você ama seu dinheirinho e também deve estar pensando em uma maneira de ganhar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário