quarta-feira, 6 de junho de 2012

Conviver, evoluir... Conviver!


A convivência é um desafio! Para sobreviver, alimentar-se não é a principal engrenagem, e sim a tolerância aos sujeitos vizinhos. Diferente de opiniões humanistas, esta opinião só defende o salto evolutivo do ser humano, que, antes de tudo, esse humano aventurou-se a arriscar sua vida compartilhando seus lares tão próximos dos alheios. Assim, a convivência, a tolerância e a paciência são traços claros de evolução.

No lado oposto ao da evolução, vivem os impacientes. Os intolerantes são heranças cruas de um passado instintivo. É o que se conhece também como teimosia. Não satisfeito com comportamentos diferentes, o ser, certo de que é um modelo a ser seguido, se contorce até conseguir impor suas vontades. Ele sofre por não aceitar o comportamento alheio. Como uma criança insistindo por um bombom negado, - e antes que me entendam mal, eu vos digo que não falo aqui de pais adultos insatisfeitos com seus filhos adolescentes. Falo de adultos que não conseguem ser racionais uns com os outros.

Observar milhões de seres humanos vivendo em suas casas lado a lado é animador. Pois não se encontrava, muito antes, pessoa capaz de conviver, por isso os isolamentos e as grandes viagens de pequenos grupos, como os nômades. Porém, o histórico físico da convivência de hoje, mascara os humanos e sua situação real. Em momentos críticos – de pavio curto – a explosão de sentimentos inunda os nervos mais pacatos. Estressando, minando as aproximações mais superficiais de um ser, até destruir os relacionamentos mais maduros. 

Evoluir, para nós racionais, é mais do que simplesmente evoluir. É também conviver. Por mais naturais que sejamos, mais instintivos, não conseguiríamos seguir em frente a sós. Passar a “viver com”, além de uma necessidade, passa a ser obrigatório como ferramenta para sobrevivência do gene humano. Não se exige bondade, nem santidade. Apenas a aceitação da condição da existência da humanidade: a Convivência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário