domingo, 23 de fevereiro de 2014

Sacrifícios são válidos!!

Sacrifícios são válidos. E no ano de 2013 sacrifiquei-me do que mais gostava de fazer: comer! Uma das maiores decisões de minha vida. O resultado foi excelente!







Minha rotina beirava fraqueza. A preguiça era parceira e o cansaço quase ordem. Com 108 quilogramas ficava difícil ser habilidoso, jeitoso, competente e, simplesmente, chegar ao fim da tarde com alguma coragem. Meus 1,67 metros não combinavam com o fardo excessivo de obesidade. Não dormia bem, dores no corpo todo me perseguiam, estresse e, claro, um mal relacionamento com minha família, pois a paciência já quase não existia. Mas 2013 era diferente, um ano com novidades em minha vida. Um certo ser me fez despertar para sobrevivência. A necessidade de estar saudável para ver meu filho que acabara de nascer, crescer me fez enxergar um futuro mais justo para meu corpo e, consequentemente, para minha vida familiar. Pois bem, mudei!

Seis ou sete pães, eram os companheiros de um possível cafezinho no início da noite para compensar o cansaço. Ou, quem sabe, uma panelinha com carne frita e farinha, com macarrão ou arroz. Coxinhas, pastéis, empadas eram frequentemente acompanhas de um grande copo de nescau, claro, com bastante leite em pó. 400 gramas de leite em pó e uma latinha de achocolatado não duravam dois dias naquele ritmo. Pela manhã, sempre comia pouco. Mas durante todo o dia, um cafezinho com bastante adoçante me abastecia. Eram vários, seis, sete, oito só em uma manhã. Porém, no almoço, maneirava. Sempre pouco arroz, pouca carne. Entretanto, um docinho logo após era regra.  E lá seguia eu já pensando nos próximos cafezinhos da tarde, preparando para chegar em casa, lá pelas 18:30 h, e comer tudo que eu tinha direito. Meu peso ultrapassou limites que jamais esperei.

Levei muitos puxões de orelha, pois refrigerantes eram também regras nos fim de semana. Dois litros eram consumidos fácil. Em muitos domingos encerrava a noite com pizzas ou pastéis, hambúrgueres ou, como já citei, comidas requentadas carregadas de óleo.
Certo dia, após inúmeras tentativas para perder peso, inseri-me em um programa de reeducação alimentar incentivado pela minha amada esposa. Recebi a visita de uma representante Herbalife, a dona Márcia. Eu nunca acreditara naquilo, mas minha esposa acreditou em mim. Quando eu a questionava ela dizia: “Conheço você, se quiser conseguirá”. Eu então aceitei ouvindo dela diariamente dizendo: “Agora vai!” Isso me enchia de esperança.

Disciplinado, então, percebi resultados instantâneos. A balança já me indicava dois quilos a menos em uma semana de reeducação alimentar e exercícios físicos em uma academia. Sentindo fome, ignorando guloseimas, dizendo não para a tentação fui seguindo e, de dois em dois quilos, em um mês foram-se oito. Os elogios me enchiam de coragem e aquela frase: “Agora vai!” Me mostrava que estava indo, e bem!
Mas os eventos eram muitos. Festas com docinhos, salgadinhos, refrigerantes me perseguiam. Porém, eu sabia o que dizer em todos os lugares: NÃO! Em casa, minha esposa comprava ingredientes, chocolates, fôrmas e, cada vez mais, treinava seus dotes culinários. Aqueles aromas impregnavam a casa. E o NÃO me defendia. Nunca provei nada! Eu só comia o que deveria comer e pronto: um shake pela manhã e outro substituindo a janta!

Os 108 quilos em dois meses viraram 94. Perdi 14 quilos em 60 dias. As mudanças apareceram. As roupas estavam folgadas. Os olhares das pessoas se direcionavam a mim. Meu corpo estava mais leve, as dores sumiram, a disposição apareceu. Eu estava emagrecendo de verdade!
E continuo. Hoje peso 82,8 quilogramas. Preciso chegar aos 82,5 quilos para sair do sobrepeso. Praticamente consegui, 25 kg se foram! Meu treino na academia é levado muito a sério. Minha alimentação também. Continuo com o NÃO na ponta da língua, pois ele foi meu escudo. Ainda sinto desejos por doces, salgados, refrigerantes, mas já provei para mim mesmo que consigo viver sem isso.

Espero, com muita sinceridade que, minha vitória e força de vontade sirvam de ajuda para quem precisa. Por isso estou expondo detalhes de minha vida por aqui. Sei que não é fácil emagrecer. A obesidade estava comigo há 6 anos. Então, humildemente, como conselho digo que duas palavrinhas podem mudar a vida de quem precisa emagrecer. A primeira é NÃO. E a outra é FOCO. Saiba aonde você quer chegar. Trace seus caminhos, siga-os sem pestanejar. Vai ser suado, mas o resultado aparecerá. E aí digo o que fiz: Para trás nem para pegar impulso!


Em breve irei expor mais resultados de minha luta contra a balança. Nesse novo ano pretendo continuar vencendo essa briga. Abraço a todos e espero que quem precise emagrecer consiga alcançar suas vitórias.